O histórico Igarapé das Almas, ou das Armas, como chamam alguns,  sonha com dias melhores do que ser apenas um esgoto a céu aberto em uma das áreas mais valorizadas de Belém. 

Redesenhar o espaço urbano desde a reforma que transformou o alagado em avenida, no final dos anos 60 do século passado, tem sido um exercício de vários, e de um memória coletiva narrando obras que efetivamente nunca venceram a fase dos desenhos e simulações. 

A prefeitura de Belém, no passado, chegou a esboçar desenhos, mas a alegação da dificuldade de substituir o papel fundamental do canal na drenagem das águas do Umarizal e do Reduto e de controlar a subida das águas do Rio Pará, acabaram por deixar as propostas no campo dos muitos "memes" das redes sociais. 

Mas o Governo do estado promete que desta vez será diferente e a licitação da obra já estaria nas ruas. O Parque Linear da Doca perfil "Archiurbe",   Muito verde, águas despoluídas e um visual que mais se adapta a região preferida do mercado imobiliário da capital. 

Todos esperando que, desta vez, a obra seja transformadora.